Siga-nos

MAMOGRAFIA

MAMOGRAFIA

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

 

O método mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia.
O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos de idade, façam mamografia uma vez por ano.

Dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, se fuma ou se sua família tem antecedentes de câncer no seio), seu médico pode recomendar uma programação diferente.

É um exame de alta sensibilidade que pode mostrar o câncer muito antes de ser palpável.
Esse exame não pode ser substituído pelo ultrassom (ultrassonografia) de mama ou pela ressonância magnética de mama.

É um exame que deve ser realizado por toda mulher acima de 40 anos de idade e é muito importante que a "chapa" seja guardada para comparações futuras.

Lembre-se: somente seu médico é quem pode indicar e interpretar os resultados dos seus exames. Ele é o seu principal aliado na manutenção do seu estado de saúde.